Você sabia que seu peso está diretamente relacionado aos seus hormônios? Este é um fato que muitos de nós esquecemos enquanto viajamos ao longo da estrada muitas vezes lenta e frustrante para a perda de peso.

O que são Hormônios?

À medida que o folículo se desenvolve, as células que circulam o óvulo produzem os hormônios denominados esteroides sexuais, sendo os principais representantes o estrógeno e a progesterona. Juntamente com o feto, a placenta é fonte de hormônios esteroides comuns ao ovário (estrógeno e progesterona) e mais outros hormônios por ela produzidos de forma exclusiva. A camada mais externa do blastocisto invade o endométrio e inicia a formação da placenta nessa região. A união do óvulo com o espermatozoide acontece, na maioria das vezes, na região inicial e mais larga da trompa uterina. Tem ação mista, parte semelhante ao hormônio de crescimento (GH), parte semelhante à prolactina, da qual falaremos mais adiante. O seu mecanismo de ação engloba basicamente a depressão da exocitose depois de ocorrida a ligação com os receptores de membrana (pertencentes a superfamílias dos recepetores ligados à proteína G), levando à ativação de proteínas ligadoras de guanina que reduzem o AMP cíclico (AMPc), elevando o efluxo de potássio e reduzindo a concentração do cálcio presente no citosol das células. Para ejeção do leite, a ocitocina volta a entrar em ação.

Infusão de ocitocina é utilizada (de forma controversa) para induzir e ou acelerar o trabalho de parto. Produzida pelo lobo posterior da hipófise, a ocitocina promove a contração uterina. Lobo temporal (verde): está relacionado à memória (conteúdos verbais, visuais, por exemplo), sendo que para a maioria das pessoas, o lado esquerdo é responsável pela parte visual e linguagem. A maioria é constituída por proteínas ou peptídeos e podem ter grupos de carboidratos associados. A aplicação de antioxidantes tópicos como a vitamina C atua como potencializador do filtro solar. O tratamento se faz por cremes clareadores específicos (Hidroquinona, critrolumine, acido kojico, arbutin, entre outros), uso sistemático de protetores solares, muitas vezes associados à fotoprotetores orais ou antioxidantes (Picnogenol, Polipodium Leucotoma, Oleo de Borrage, Polifenóis, Glutationa) e o acido tranexamica oral. Alguns tipos de hormônios podem se ligar a receptores compatíveis encontrados em muitas células diferentes em todo o corpo. Quando o organismo fica muitas horas sem se alimentar, a taxa de açúcar no sangue cai muito e a pessoa pode ter hipoglicemia, que gera a sensação de fraqueza, tontura, levando, em muitos caso, ao desmaio.

Por fim, a glicose é enviada para o sangue normalizando a hipoglicemia. A falta ou a baixa produção de insulina provoca o diabetes, cabergoline genéricos barato doença caracterizada pelo excesso de glicose no sangue (hiperglicemia). Os dois hormônios são liberados em grandes quantidades no organismo depois de fortes reações emocionais (como susto, medo, estresse) e provocam aumento dos batimentos cardíacos e pressão arterial, constrição dos vasos, etc. Algumas doenças são causadas pelo excesso desses hormônios no corpo, como a Síndrome de Cushing e o feocromocitoma. Isso serve para ajudar a identificar precocemente alguma alteração na retina, como a retinopatia diabética. Em função desta alteração circulatória, os riscos de exposição às altas temperaturas e aos choques térmicos podem agravar ou desencadear quadros de angiopatias e outros problemas cardíacos. Problemas nessa fase são característicos da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP). Nessa fase, apresenta um volume acentuado, crescendo normalmente até a adolescência, quando começa a atrofiar. Os esteróides são produzidos a partir do colesterol, seja pela placenta, quando o corpo ainda está dentro do útero da mãe, seja pela glândula supra-renal ou gônadas - os testículos ou ovários - após o nascimento.

Isso torna o processo de retorno ao ciclo menstrual normal mais fácil quando a pílula for descontinuada. O método não funciona em todos os pacientes e, mesmo que os resultados apareçam mais rapidamente, é necessário tempo para estabilizar a condição e impedir que a mínima exposição ao sol traga os sintomas de volta. Fumar, beber mais do que um drinque por dia (para mulheres de todas as idades e pessoas com mais de 65 anos) ou dois drinques por dia (para os homens com menos de 65 anos), a exposição excessiva ao sol ou queimaduras frequentes, obesidade e ter relações sexuais desprotegidas podem contribuir para o câncer. Nesses casos, o risco é maior no primeiro ano de uso da pílula e está aumentado em tabagistas acima de dez cigarros por dia. Quais as chances de engravidar usando pílula? Mulheres também têm mais chances de contrair o problema do que homens. Os efeitos do álcool, somados ao uso de PREDSIM podem resultar no aumento das chances de incidência ou gravidade de úlceras gastrintestinais. Esse hormônio é reposto nas pílulas anticoncepcionais e pode ser reproduzido com o uso de etinilestradiol, um estrogênio sintético, ou valerato de estradiol, um hormônio natural.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Comments on “Você sabia que seu peso está diretamente relacionado aos seus hormônios? Este é um fato que muitos de nós esquecemos enquanto viajamos ao longo da estrada muitas vezes lenta e frustrante para a perda de peso.”

Leave a Reply

Gravatar